Dia 09 de Maio de 2010

Dia 09 de Maio de 2010
Dia 09/Maio/2010 - Implantação da Horta. Grupo de Trabalho com Miúdos e Graúdos

22 junho 2012

Horta Pedagógica...2 anos de existência

Em Maio deste ano, este projecto fez dois anos... e apesar do Blog ter andado algo descurado e desactualizado, não quer dizer que não tenhamos andado a trabalhar. Fica aqui um breve resumo do que temos andado a fazer, com uma promessa de que vamos tentar estar mais atentos à actualização dos conteúdos.

Este ano a horta foi frequentada pelas crianças do CTL, do Jardim de Infância José Martins e também pelos alunos da EB1 Armando Guerreiro. Apostamos novamente em dois ciclos culturais para que as crianças se apercebam das diferenças das plantas que crescem durante o outono/ inverno e das que se desenvolvem na primavera/ verão. Dado o aumento do número de visitantes, aumentamos também a área dos canteiros (de que forma?...imaginação não falta!).

Graças ao contributo de pais curiosos e também sabedores do "ofício", introduzimos algumas prácticas de permacultura e conservação do solo...como não podia deixar de ser, já temos um minhocário...para delícia dos míudos e terror das monitoras!

Este anos consolidamos também a zona dos animais...é o nosso Quintal da Bicharada, com galinhas e coelhos. Os coelhos estão circunscritos à àrea de pomar...um canteiro com 15m de comprimento, 1.8m de largura e 2.4m de altura. Não estranhem a altura...os coelhos são pequenos, as nossas árvores é que precisam de espaço para crescer...já vos disse que este ano já temos árvores a aventurarem-se com alguns frutos?

Um agradecimento especial a todos os pais que se envolveram no início deste projecto e que contribuiram para uma melhoria da oferta educativa de todas as crianças que frequentam e vão frequentar o CTL, o JI José Martins e EB1 Armando Guerreiro. Um agradecimento especial também à Equipa do CTL que sem medos de errar se "aventuram" diariamente neste espaço pedagógico. Ao Pedro Lourenço, fica aqui registado o nosso abraço e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na fase embrionário e primeiro ano de vida do projecto. 

Sem comentários: