Dia 09 de Maio de 2010

Dia 09 de Maio de 2010
Dia 09/Maio/2010 - Implantação da Horta. Grupo de Trabalho com Miúdos e Graúdos

09 novembro 2010

Plantação de lápis e canetas?

Um dos aspectos que aprendemos com o início deste projecto (Maio/2010), foi a importância da preparação antecipada das idas à horta, nomeadamente nas alturas das sementeiras e plantações. Ainda hoje nos rimos quando nos lembramos das nossas primeiras cenouras "acotoveladas", dos rabanetes tipo "sardinha em lata" e dos pés de tomate da variedade "hora de ponta no metro"!

Não caímos no mesmo erro e estas fotografias ilustram um pequeno truque que adoptamos na implantação das culturas Outono/ Inverno - a utilização de canetas e lápis na marcação prévia dos locais onde se vai colocar a semente ou a pequena planta:
A importância de respeitar as densidades de sementeira/ plantação reflecte-se no futuro desenvolvimento das plantas que quando jovens ocupam pouca área, mas quando crescidas exigem um "pouco" mais de espaço....daí termos introduzido nas crianças os conceitos de distâncias na linha e na entre-linha. E elas safaram-se muito bem...melhor do que estavamos à espera! Espreitem lá:
AH AH!..Agora percebo aonde entra a matemática na horta!...a minha planta depende de muitos factores...mas, afinal não é só sujar-me...isto obriga-me  a pensar um pouco não é Sr. Pedro?

Sem comentários: