Dia 09 de Maio de 2010

Dia 09 de Maio de 2010
Dia 09/Maio/2010 - Implantação da Horta. Grupo de Trabalho com Miúdos e Graúdos

17 novembro 2010

A Festa do Magusto Descamisado

Magusto Descamisado... o termo estava no poster...sejamos sinceros: não fomos nós que inventamos este nome, foi uma mãe do Jardim de Infância... não sabíamos o que era, nem como seria... apenas que juntava um Magusto com uma Desfolhada Tradicional.
A combinação foi deliciosamente bem sucedida, em parte devido aos intervenientes desta festa. Então vejamos:

Local: Jardim de Infância José Martins, Linda-a-Velha, Concelho de Oeiras;
Participantes: cerca de 200 pessoas;
Nº de espigas: 600, num total de cerca de 270.000 grãos;
Nº de castanhas: difícil de estimar... todos os convidados trouxeram um saco de castanhas!
Animais: 4 galinhas!

O QUÊ?...a festa meteu galinhas??...estão DOIDOS?...misturaram na mesma festa espigas de milho, castanhas, crianças e animais?...pois é amigos, ver para crer:

 A produção foi de meter inveja a qualquer unidade agro-industrial:
E, claro está, do vizinho vieram umas convidadas muito especiais que fizeram as delícias das crianças:
Depois de tanto "trabalho" veio a recompensa com muita brincadeira e castanhas à mistura:

E qual o balanço desta iniciativa? Para a Associação de Pais, responsável pela organização do evento, foi muito positivo e gratificante, na medida em que conseguimos reunir no mesmo espaço as crianças do JI José Martins e EB Armando Guerreiro e respectivos familiares, assim como o respectivo corpo docente e não docente de ambos os estabelecimentos de ensino num convívio em que se partilharam sabores, saberes e tradições.

Mas..., não estamos em Oeiras? A desfolhada tradicional não é típica do Norte?...do Minho?...de Trás-os-Montes?...pois é, é interessante este intercâmbio e passagem de testemunho não é?

Resta-nos agradecer o contributo do Eng. Núncio, da Associação de Regantes do Vale do Sorraia, que muito amavelmente nos deixou entrar na sua seara de milho, em Barrosã (Benavente); à Sumol-Compal pelos sumos e refrigerantes que adoçaram a nossa festa; à prof. de música Catarina Andrade pela selecção musical que brindou a primeira e esta desfolhada!... um bem haja a todos os que compareceram na tarde de 13 de Novembro transformando este Verão de São Martinho numa "estação" mais quente que as anteriores!

1 comentário:

Danilo disse...

Ola, eu sou o Danilo. Eu gostei muito de descascar o milho com a minha mana e com a minha mãma e depois tambem gostei de atirar bueda milho a cabeça da galinha preta, eu ri-me muito! Eu e a minha família gostamos imenso deste dia, brinquei muito a jogar com a minha bola do toy story 3 mais os meus colegas, e tambem gostei de brincar com os outros amigos na casinha.

Para terminar, quero agradacer aos meus professores e amigos por me fazerem tao feliz porque eu gosto muito da escola, da horda e das 2 tartarugas ninja e pedro!

Um abraço, Danilo Monteiro

(isto foi escrito com a ajuda da minha irmã)